::Seja bem-vindo aos Guerreiros da Águia::

PDFImprimirE-mail


img_index_pq


 "...E A PORTELA TEM QUE RESPEITAR..."

Todo guerreiro ja ficou com medo de entrar em combate.

Todo guerreiro já perdeu a fé no futuro.

Todo guerreiro já trilhou um caminho que não era dele.

Todo guerreiro já sofreu por bobagens.
...
Todo guerreiro já achou que não era guerreiro.

Todo guerreiro já falhou em suas obrigações.

Todo guerreiro já disse "SIM" quando queria dizer "NÃO".

Todo guerreiro já feriu alguém que amava.

Por isso é um guerreiro; porque passou por estes desafios, e não perdeu a esperança de ser melhor do que era.
"E verás que um filho teu não foge a luta"

Paulo Coelho
                             

                            Torcida Guerreiros da Águia - a Pioneira da Sapucaí!

                                  11 anos de dedicação a Majestade do Samba!


      banner_helio_ricardo"Portela 2015: A aclamação de um samba SURREAL!"

O que se espera de um samba?


Que seja técnico, rústico, erudito, empolado?


Que seja cirúrgico, métrico, cartesiano, matemático?


Que seja parnasiano, oblíquo, pretensioso, quântico, mensurável?


Erraram os que teorizaram o samba-enredo com fita métrica, esquadro, contador geiger, calculadora científica. Erraram os cartesianos, os não-anímicos, os que rejeitam o lúdico.


O que se espera de um samba é que seja arrebatador, dilacerante, orgástico, bacante, lisérgico, ensandecedor.


O que se espera de um samba é que provoque risos e lágrimas, delírio e deslumbre, insanidade e lirismo, explosão e amor.


Que conjugue afã de poesia com apelo popular, vibração e encanto, emoção e catarse, mobilização das emoções do povo.


Que saia do fundo da alma e reverbere na boca, nos olhos marejados, na mente e no coração de quem canta.
Assim foi o samba vencedor na Portela para o carnaval de 2015, da autoria de Noca da Portela, Celso Lopes, Charlles André, Vinícius Ferreira e Xandy Azevedo. Um turbilhão de emoção, uma torrente de vibração e entusiasmo que lotou a quadra da Portela de gente de todos os sambas, todas as escolas, todos os cantos, todos os santos...todo mundo reunido, emocionado, mobilizado, emocionado para ver - como raríssimas vezes se viu - uma obra ser aclamada, suplicada, abraçada por toda a comunidade.

Desde "Contos de Areia", em 1984, não se via um samba-enredo ser tão aclamado na quadra da Portela! Nenhum outro - dos mais especiais aos mais premiados, NENHUM! - experimentou a mesma sensação a seus autores de proporcionar ao portelense um arrebatamento lírico. Esse orgulho e essa sensação de saciedade só os compositores vencedores deste ano puderam saborear.

O samba de 2015 é legitimamente mais que samba: é HINO, abraçado pela alma e pelo coração azul e branco do portelense.


A vitória desse samba na Portela é muito mais do que a feliz escolha de um samba unânime, o melhor e mais adequado desde a primeira apresentação dos sambas concorrentes para 2015. É mais, é muito mais do que isso. E é bom que o portelense entenda e introjete essa consciência para compreender o quanto essa vitória poderá representar um desempenho estupendo da escola no desfile do ano que vem.


A vitória desse samba de mestre Noca da Portela, Celso Lopes, Charlles André, Vinícius Ferreira e Xandy Azevedo subverte a lógica parnasiana dos versos pensados e resgata a magia do samba-enredo que sobe do chão, destila emoção nas veias. O samba vencedor não tem a métrica descritiva e chata forçada que, hoje em dia, muitos requerem dos concursos, mandando "fazer e refazer", colando pedaços, trocando frases de lugar etc. Não se trata de um samba frankenstein, de um samba-prótese sob encomenda e com nota de professor que corrige prova: ele descreve, sim, o enredo; porém faz mais do que isso: ENCARNA o enredo! Subverte toda pretensão, todo juízo, toda regrinha de fundo de baú...e abre a caixa de pandora do encanto, fascinando por traduzir e expressar a festa..."

           

                                            TORCIDA GUERREIROS DA ÁGUIA
                                                 A PIONEIRA DA SAPUCAÍ

  Leia Mais.   


                                                            

gif_destaque

2015: '"ImagináRIO - 450 janeiros de uma cidade surreal"

"O carnavalesco Alexandre Louzada, que continua na escola, disse que o surrealismo é o que o inspira para desenvolver o tema.

"Eu creio que desde a chegada do europeus aqui, o impacto provocado pelas paisagens que eles viram deve ter dado asas ao imaginário de cada um deles, e, assim, com o passar dos tempos, seja por seus contornos geológicos ou pelas transformações traçadas pelo homem, o Rio é uma cidade que inspira as artes, a música, a poesia e influencia o cotidiano de quem visita ou vive na cidade. Tudo é surreal aqui, seja pela paisagem, pelo clima e pelo jeito de viver do carioca. A própria alegria do povo é surreal. Portanto, na magia que nos permite cada viagem carnavalesca, na minha imaginação, vou ?convidar? o grande mestre Salvador Dali a vir comigo e, junto com os bambas da Portela, imaginar o Rio", explicou.

Louzada ainda disse que o próximo passo será discutir com o diretor de Carnaval da azul e branca, Luiz Carlos Bruno, e com os integrantes do departamento de Carnaval da agremiação, sobre os rumos que serão tomadas para o desenvolvimento do enredo.


Fonte: www.carnavalesco.com.br


paulinho_viola_homenagem Portela Transparente!

Serginho Procópio, que integra a Velha Guarda da Portela, disputou o cargo com Nilo Figueiredo, que já estava no comando da escola desde 2005 e tentava a reeleição. Procópio conquistou 154 votos e Nilo, 151. Oito votos foram nulos.

Logo após o anúncio do resultado, Procópio disse, chorando, que sente uma "emoção incomparável" em seu coração e vai pensar nos próximos passos à frente da azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira. Ele destacou que é um momento único e uma conquista maravilhosa, porque viu seu pai tocar na escola e agora assume o cargo de presidente da agremiação que carrega milhões de seguidores e apaixonados.

Antes das eleições, Serginho destacou que, caso saísse vitorioso, ia prezar pela "transparência", tanto que sua chapa foi batizada de "Portela Verdade". "Todos os portelenses saibam tudo que está entrando na escola e o que está saindo", destacou ele.

Fonte: www.srzd.com.br



  
::NOTÍCIAS::

-Com o enredo: ''Um Rio de mar a mar: do Valongo à glória de São Sebastião" A Majestade vem para disputar o título... Leia Mais.

- PORTELA ABRE INSCRIÇÕES PARA ALA DA COMUNIDADE!...Leias Mais


Banner